SENAI/CETIQT - Institucional - Histórico
 
 
       
    INSTITUCIONAL : HISTÓRICO

Em março de 1949 foi inaugurada a Escola Técnica da Indústria Química e Têxtil, com corpo docente especializado em escolas têxteis americanas e inglesas e equipamentos de última geração. Foi o começo de uma história de grandes conquistas do SENAI para a indústria têxtil.

Em pouco tempo, a ETIQT constituiu-se referência das indústrias têxteis brasileiras para a qualificação de profissionais. Dinâmica e atenta às exigências do mercado, lançou, em 1973, o Curso de Engenharia Operacional Têxtil. Na mesma década, criou cinco especializações para a formação do técnico têxtil e passou a desenvolver atividades nas áreas de assistência técnica, informação têxtil e pesquisa aplicada.

A excelência dos serviços foi rapidamente reconhecida, e em janeiro de 1980, transformou-se no CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL - CETIQT, hoje instituição de qualidade legitimada internacionalmente.

Nos anos 80, o SENAI CETIQT, em convênio com a UERJ, lançou o Curso de Engenharia Mecânica, habilitação têxtil, e o Curso de Estilismo em Confecção Industrial, este último pioneiro na formação de profissionais qualificados, uma exigência do mercado.

Em 1997 foi a primeira unidade a lançar o ensino de nível superior no Sistema Indústria com o Curso de Engenharia Industrial Têxtil, quebrando uma tradição desde 1949 de formar técnicos têxteis de 2º grau. Em 2001 foi lançado o Curso Superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria, e na sua trajetória inovadora passou a oferecer também os cursos de Bacharelado em Artes - Habilitação Figurino e Indumentária, Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário (Tecnólogo em Modelagem), Engenharia de Produção e Engenharia Química, além de cursos de pós-graduação presencial e à distância, cursos de extensão presencial e à distância, além dos cursos técnicos, qualificação e aperfeiçoamento profissional.



© 2014
SENAI CETIQT
Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Central de Atendimento: +55 21 2582--1001
Fax: +55 21 2241-0495
E-mail: atendimento@cetiqt.senai.br