SENAI/CETIQT - Educação: Cursos de graduação - Guia Acadêmico
 
 
       
   

EDUCAÇÃO : CURSOS DE GRADUAÇÃO

GUIA ACADÊMICO

1. PERÍODO LETIVO
Marca o início e o fim das atividades semestrais. O semestre é constituído de, no mínimo, 20 semanas e de 100 dias letivos, sem contar os dias reservados a exames finais.

2. CALENDÁRIO ACADÊMICO (CalA)
O Calendário Acadêmico (CalA) é publicado no início do semestre. Ele é o orientador de discentes e docentes e nele estão contidas as datas das principais atividades acadêmicas, tais como: período de realização das provas, inscrição em disciplinas, trancamentos, isenções, formatura, etc.

3. MATRÍCULA
É o ato que formaliza o ingresso e a continuidade do vínculo com a Faculdade; é realizado na Secretaria Acadêmica.

A matrícula é renovada a cada período letivo, conforme o CalA.

A renovação da matrícula é instruída junto com a assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais e o comprovante de pagamento da primeira cota da semestralidade, após a quitação dos pagamentos relativos aos períodos anteriores.
O aluno deverá verificar, junto à Secretaria Acadêmica, se toda a documentação requerida na matrícula inicial está regularizada, fator indispensável para o procedimento de renovação.

4. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
O trancamento de matrícula é concedido ao aluno efetivamente matriculado no semestre, para manter sua vinculação à Faculdade SENAI CETIQT e seu direito à reabertura, caso haja interrupção temporária dos estudos.

O trancamento de matrícula é deferido em época estabelecida no CalA, para dois períodos letivos, renováveis por mais dois períodos.

5. DOCUMENTOS ACADÊMICOS
Declarações, históricos, certificados e outros documentos deverão ser requeridos e protocolados, através de formulário próprio, na Secretaria Acadêmica, para serem oficialmente apreciados.

No prazo estabelecido, o aluno ou seu procurador devidamente habilitado, retirará a documentação ou as informações requeridas.

Estão afixados, em quadro de aviso da Secretaria Acadêmica, a tabela de encargos e os prazos estipulados pela Instituição.

6. CRACHÁ PERSONALIZADO
É um documento oficial fornecido pela Instituição, gratuitamente, com o qual o aluno é identificado.

O aluno, ao receber o Crachá e as Normas de Acesso às Instalações do SENAI CETIQT, assinará o Termo de Recebimento das Normas de Acesso às Instalações do SENAI CETIQT.

O aluno é obrigado a portar o crachá, que deverá ser utilizado para ingressar, permanecer, transitar e sair das instalações do SENAI CETIQT.

A devolução do crachá é obrigatória na ocorrência das seguintes circunstâncias: conclusão de curso, trancamento de matrícula, jubilação e abandono de curso.
No caso de perda, extravio, furto, roubo etc, do crachá, o aluno deverá comunicar imediatamente o fato à Faculdade e solicitar através de requerimento próprio a segunda via na Secretaria Acadêmica, mediante pagamento da taxa devida.

7. SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS PELA INTERNET (ESCOLA1)
Na Faculdade, em casa ou de qualquer computador conectado à Internet, o sistema Escola1 permite ao aluno a visualização e a impressão dos seguintes itens:

  • Boletim Escolar - notas, frequência, critérios de aprovação e demais observações sobre o desempenho acadêmico do aluno.
  • Histórico Escolar - matérias, carga horária, situação final e observações da vida acadêmica do aluno.
  • Horário Escolar - matérias, horários de início dos tempos de aula, professores responsáveis pelas disciplinas, entre outras informações.
  • Boletos de Cobrança – boleto para pagamento em qualquer agência bancária, até o vencimento, pelo sistema de compensação.

É importante o aluno consultar constantemente o Escola 1, pois é um instrumento de contato rápido da Faculdade para avisos e comunicações, além de acompanhar sua vida acadêmica, evitando surpresas com relação a notas, a frequência, a disciplinas cursadas e a cursar.

8. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A avaliação do aproveitamento escolar em cada disciplina teórica ou prática será expressa por meio de duas Notas Parciais, NP1 e NP2, referentes ao primeiro e ao segundo bimestres do semestre letivo, respectivamente, apresentadas numericamente em escala de zero a dez e computadas somente até a primeira casa decimal.

São condições para aprovação na disciplina:
a) alcançar o mínimo de frequência de setenta e cinco por cento (75%) das aulas lecionadas;
b) obter grau numérico igual ou superior a sete (7,0) na média das Notas Parciais do primeiro e do segundo bimestres. Esta média constituirá a nota M1.

8.1. Exame Final
O aluno que não alcançar M1 igual ou superior a sete (7,0) poderá prestar exame final, em época prevista pelo CalA, desde que tenha alcançado o mínimo de frequência de setenta e cinco por cento (75%) das aulas lecionadas e M1 igual ou superior a três (3,0).

O aluno que prestar exame final será considerado aprovado se obtiver grau numérico igual ou superior a cinco (5,0) na média aritmética entre o grau de exame final e a nota M1.

8.2 Frequência
A frequência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, vedado o abono de faltas. Independente dos demais resultados obtidos é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento das aulas e demais atividades programadas.

8.3 Exame Especial
O aluno que faltar a qualquer das avaliações que compõem as Notas Parciais (NP1 e NP2) terá direito a um exame especial no prazo estabelecido no CalA.

O exame especial será permitido apenas para substituição de somente uma das avaliações (NP1 ou NP2) por disciplina cursada no período letivo.

9. REGIME DOMICILIAR
Terá direito a exercícios domiciliares o aluno, efetivamente matriculado, acometido de doença infecto-contagiosa ou contusão traumática; gravidez de risco; estudante em estado de gravidez, a partir do oitavo mês e pelo prazo de noventa dias, conforme Lei nº 6.202 de 17/04/75 e Decreto Lei nº 1044 de 21/10/69. O regime domiciliar é solicitado através de requerimento na Secretaria Acadêmica, pelo próprio ou por representante indicado, no prazo de 48 horas, a partir do primeiro dia de ausência, comprovada a causa do afastamento, por intermédio de laudo médico expedido por sistema de saúde, constatando período superior a sete dias ininterruptos. A documentação anexada ao requerimento será analisada pela Coordenação responsável pelo curso, ouvida a Coordenação Acadêmica e, se for o caso, concedida a excepcionalidade ao aluno.

O regime domiciliar tem por fim atribuir aos alunos que estão nessa situação a compensação às ausências das aulas, mediante exercícios domiciliares ou trabalhos com o acompanhamento da Coordenação a que pertença o aluno, sempre que compatíveis com seu estado de saúde e as possibilidades da Instituição.

10. DISPENSA DE DISCIPLINAS
Estudos feitos em outras Instituições de Ensino Superior podem ser aproveitados para a integralização do curso do aluno. Para tanto, ele deve solicitar as possíveis dispensas através de requerimento próprio, na Secretaria Acadêmica, apresentando o respectivo programa e histórico escolar para serem oficialmente analisados na Coordenação do curso.

A dispensa de disciplinas é solicitada e deferida em época estabelecida no CalA.

11. ESTÁGIO CURRICULAR
O estágio supervisionado é realizado de acordo com o currículo de cada curso e as normas específicas, fixadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Os estágios curriculares supervisionados constam das atividades de prática pré-profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Os estágios curriculares supervisionados são orientados por docentes e/ou profissionais credenciados pela Faculdade SENAI CETIQT, com anuência da Entidade Mantenedora.

O estágio supervisionado realiza-se de acordo com programação específica (em horário e período diferentes dos de aula). É supervisionado por professor designado pela Coordenação do curso, observando-se as normas gerais estabelecidas no regulamento de estágio.

12. MONITORIA
Monitoria é um programa pedagógico que possibilita a experiência da vida acadêmica, promovendo a integração entre os alunos de períodos mais avançados com alunos de outros períodos, além de garantir participação nas diversas funções da organização e do desenvolvimento de disciplinas. O aluno é experimentado em atividades didáticas com o intuito de intensificar e assegurar a cooperação entre professores e estudantes nas atividades básicas.  É a atividade discente, de âmbito acadêmico, que visa a melhorar o processo ensino aprendizagem, proporcionando condições de aprofundamento teórico.

Os alunos interessados em pleitear a função de monitoria devem inscrever-se quando convocados por Edital publicado pela Faculdade SENAI CETIQT, semestralmente, no qual são determinadas as disciplinas, o número de vagas, os requisitos e a forma de seleção para os interessados.

13. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Nos cursos de graduação que exigirem atividades complementares para a integralização curricular, os alunos devem cumprir o número total previsto de horas, de acordo com currículo do curso. As atividades com validade para cumprimento da carga horária complementar são: cursos, ciclos de estudos, palestras, eventos filantrópicos, eventos culturais, etc.

O não cumprimento das atividades complementares até o último período é impedimento para a conclusão do curso, devendo o aluno complementar as horas faltantes no período subsequente. O aluno deve acompanhar pelo Escola 1 as horas cumpridas evitando surpresas ao final do curso.

14. COLAÇÃO DE GRAU/DIPLOMA
O ato de colação de grau é realizado em sessão solene e pública, em local, dia e hora previamente fixados no CalA, quando será lavrado termo assinado pelo Diretor Geral da Faculdade, diplomados e testemunhas.

O diploma confere ao aluno o título especificado no currículo, sendo expedido mediante requerimento à Direção Geral da Faculdade e assinado pelo Diretor Geral, pelo Secretário Acadêmico e pelo Diplomado. A entrega do Diploma de Graduação se fará mediante recibo consignado em livro próprio.

Os alunos que cumprirem a carga horária total do currículo pleno de seu Curso de Graduação, colarão grau desde que estejam em situação regular junto ao ENADE, de acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, art. 5º, § 5º.

15. CONSIDERAÇÕES GERAIS
O corpo docente da Faculdade e todo o pessoal administrativo colocam-se à disposição do alunado para dirimir dúvidas que porventura ocorram.

Cabe ao corpo discente manter-se sempre informado, consultando os quadros de avisos, o sistema acadêmico Escola1, a Coordenação de Curso e a Secretaria Acadêmica.



© 2014
SENAI CETIQT
Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Central de Atendimento: +55 21 2582--1001
Fax: +55 21 2241-0495
E-mail: atendimento@cetiqt.senai.br