SENAI/CETIQT - Notícias
 
 

Agora é torcer, torcer e torcer
Ex-alunos do SENAI no Brasil Fashion Show
SENAI CETIQT leva conhecimento à FEBRATEX
Semana de Integração SENAI CETIQT
Porque escolher Engenharia Têxtil?
Foco em Resultados
Segunda etapa do Brasil Fashion Show
Luciano Huck, embaixador da OC 2014
Por dentro do algodão
Profissionais do SENAI CETIQT recebem capacitação internacional
SENAI e SEBRAE criam multiferramenta de capacitação para empresas de confecção e moda
SENAI CETIQT forma mais 120 classificadores de algodão
Figurinos produzidos pelo SENAI CETIQT recontam parte da história do Rio antigo
SENAI CETIQT NA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
SENAI CETIQT realiza evento África
SENAI CETIQT realiza o Bazaar 40º
Expertise em uniformes
O futuro do setor têxtil
Alta costura no SENAI CETIQT
Capacitação na Unicotton
SENAI CETIQT na LAAD Security
SENAI CETIQT sedia evento internacional
Aprendendo com a gente
SENAI CETIQT e a moda das praias
SENAI CETIQT na Première Vision São Paulo
Campeão 2013 em certificação
SENAI CETIQT forma novos técnicos
Brasil terá equipamento que testa resistência de tecidos ao fogo
De Paris para o SENAI CETIQT
Criatividade e Solidariedade
Novo SENAI CETIQT na reunião da ABIT
SENAI CETIQT investirá R$ 50 milhões em modernização até 2016
SENAI CETIQT na Globo News
Reunião da ABIT no SENAI CETIQT
SENAI CETIQT na Semana de Design
Comportamento e consumo em debate
Talento reconhecido
SENAI CETIQT em Tocantins
SENAI ofertará 100 mil vagas no Pronatec voltado a empresas
Intercâmbio de ideias
SENAI CETIQT eleito novamente o melhor no GE
Capacitação na Renner
Em Rede
Guia do Estudante elege SENAI CETIQT o melhor
Formandos do Exército
Destaques na Textília
 
 

Agora é torcer, torcer e torcer




“Hoje posso olhar para os meus desenhos e dizer: meu Deus, como mudaram!”. Com essa exclamação emocionada, Mírian da Silva Brandão, aluna vencedora do concurso interno da Olimpíada do Conhecimento 2014, agradeceu por sua evolução e por ter tido a oportunidade de participar da maior competição de educação profissional da Américas.

O evento de premiação aconteceu na manhã da última sexta-feira, num clima alegre e emocionante, que contagiou todos os presentes, como Cid Carvalho Vianna – diretor-executivo - e Leonardo Mendes - diretor-técnico; a gerente de Educação, Paula Abreu; a coordenadora do programa de treinamento para a OC, Cristiane Zumpichiatti, além de professores e colegas do SENAI CETIQT.

Para Cid Vianna, que entregou os prêmios a Mírian – um iPad e uma placa de homenagem - a meta da instituição é participar das próximas OCs em várias ocupações. “Não podemos ficar de fora. Temos estrutura, técnica, profissionais e alunos para isso”. Leonardo Mendes destacou a importância dos alunos para a escola: “Quem faz a escola é o aluno. Cabe a nós melhorarmos cada vez mais”, concluiu.

A OC 2014 acontece de 31 de agosto a 7 de setembro, em Belo Horizonte/MG, e o SENAI CETIQT estará lá, com a ocupação Tecnologia da Moda, defendida por Mírian. Bárbara Raposo e Laura Martins, 2º e 3º lugares respectivamente, acompanharão a equipe.

Topo


Ex-alunos do SENAI no Brasil Fashion Show




O Brasil Fashion Show, desfile de moda que será realizado na Olimpíada do Conhecimento 2014, conta com noves ex-alunos dos Departamentos Regionais do SENAI e do SENAI CETIQT, que estão responsáveis pela criação e produção das coleções. São eles: Jorge Feitosa (São Paulo), Ana Luz (Ceará), Isadora Guercovich (Santa Catarina), Victor Kayser (Rio Grande do Sul), Thiago Schynider e Gustavo Carvalho (SENAI CETIQT), Caio Nascimbene, Danilo Araújo e Carola Santini (Minas Gerais).

Orientados por uma equipe composta por profissionais renomados no mercado da moda, entre eles, Alexandre Herchcovitch, Andrea Bisker e Jackson Araújo, os novos estilistas aprenderam novas técnicas nos encontros realizados no projeto, que tiveram como objetivo inspirar e aprimorar as ideias para a criação das coleções.

Para Thiago Schynider, o projeto tem proporcionado um ótimo aprendizado. "Essa experiência é única e além de muitas coisas positivas a acrescentar ao nosso trabalho, eles estão nos dando a oportunidade de, novamente, ter uma opinião crítica sobre nosso ponto de vista criativo. Não tem preço! Agradeço muito a meus professores que me prepararam para esse momento e ao SENAI CETIQT", afirmou.

Topo


SENAI CETIQT leva conhecimento à FEBRATEX




O mercado da indústria têxtil está em constante atualização, e eventos como a Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil – são oportunidades de acesso a novas práticas e troca de conhecimento para profissionais do setor. Neste contexto, no último dia 12 de agosto, o SENAI CETIQT deu sua contribuição ministrando a palestra Avanços Tecnológicos na Estamparia Digital, por intermédio do consultor técnico Lincoln Lopes, que se apresentou no Seminário Tecnológico da Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT)- que fez parte do evento.

Para Lincoln a presença do SENAI CETIQT em realizações desse segmento é “uma vitrine para a instituição, uma oportunidade para firmar sua marca como participante ativo no cenário têxtil nacional, e não como coadjuvante”, afirmou.

Uma equipe da coordenação dos Serviços Laboratoriais, composta pelo coordenador Marcelo Gaspar e por Cláudia Coutinho, também esteve na feira. Além da visita técnica, o momento foi oportuno para estreitar relações com empresas da indústria brasileira.

A 14ª Febratex aconteceu entre os dias 12 e 15 de agosto, em Blumenau, Santa Catarina, reunindo uma mostra das últimas novidades nos segmentos de máquinas de corte e costura, estamparia, teares e matérias-primas, fiação primária e secundária, máquinas e equipamentos para tinturaria e setor de lavanderia, entre outros.

A apresentação completa de Lincoln Lopes você confere aqui!

Topo


Semana de Integração SENAI CETIQT




No primeiro dia da Semana de Integração do SENAI CETIQT, 18 de agosto, vários eventos aconteceram. Na unidade Riachuelo, Bruno Abduche - engenheiro têxtil na Indústria Nacional de Tecidos Abduche; Daniela Sabbag - designer de moda e sócia da Wasabi; Sérgio de Paula - Conselheiro Fiscal da Sociedade Brasileira de Química; e Paulo Faria - gerente de Operações da La Estampa, profissionais renomados no mercado da Moda, participaram de uma mesa redonda, cujo tema central foi a importância da educação nos dias de hoje, com destaque para a educação continuada como forma de se diferenciar e inovar no mercado.

Daniela Sabbag, formada em designer de moda pelo SENAI CETIQT, destacou a importância da multifuncionalidade de um profissional. “Hoje o profissional bem sucedido é aquele que sabe gerir seu tempo e atingir as metas financeiras. É designer, administrador, contador, entre outras funções”, disse. Após o debate, a gerente de Educação do SENAI CETIQT, Paula Abreu, apresentou os coordenadores para o público presente ao evento e, durante a tarde, houve visitação às instalações da Unidade Riachuelo. Durante a noite, Michel Braga - consultor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Flávio Sabrá - gerente de Inovação Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT palestraram na Unidade Riachuelo, enquanto na Unidade Barra, Guido Conrado - coordenador de Figurino e Indumentária do SENAI CETIQT e Ney Madeira - professor da instituição, encerraram o primeiro dia do evento.

Topo


Porque escolher Engenharia Têxtil?




“O que devo levar em conta na hora de escolher uma profissão: o curso, a faculdade, o mercado, o que realmente gosto, quanto vou ganhar...?” Essas são apenas algumas das dúvidas de quem procura uma formação profissional.
Para saber mais sobre algumas profissões, confira no Jornal Mural, a partir desta semana, informações e dicas dos cursos de graduação que o SENAI CETIQT oferece.

Engenharia Têxtil

O que é
É o ramo da engenharia voltado para a fabricação e tratamento de fibras, fios e tecidos, atendendo aos mais variados segmentos da indústria têxtil e de confecção. Os segmentos da cadeia de produção têxtil são: fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento de tecido e confecção.

O que faz um engenheiro têxtil
O engenheiro têxtil projeta as instalações, os equipamentos e as linhas de produção de tecelagens e indústrias de confecção de roupas. Controla custos, processos industriais, como estamparia, tingimento, corte e costura, bem como a qualidade da matéria-prima e do produto final. Coordena o trabalho de operários e técnicos para concretizar os projetos de estilistas e designers. Com conhecimentos de marketing, pode também assessorar e orientar clientes.

Mercado
As principais áreas de trabalho são as de processos químicos e bioquímicos, polímeros e nanotecnologia, além de gestão estratégica, financeira e de mercado. O profissional encontra, ainda, oportunidades no controle de qualidade de produtos importados. Rhodia, Tavex, Hering, Marisol e Santa Constância são alguns dos tradicionais empregadores desse engenheiro.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias.

No contexto nacional
A indústria têxtil nacional passa por um período de atualização tecnológica e, portanto, reformulação das competências técnicas dos trabalhadores. As empresas investem em automação e produtividade e na formação de pessoal com novas competências e habilidades. Ao mesmo tempo, o governo federal cria medidas tarifárias e de incentivo à indústria nacional.

Fontes: Guia do Estudante, Crea-SP e SENAI CETIQT

Topo


Foco em Resultados




Administrador de Empresas pela Universidade da Bahia (UNIFACS), especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação e Tecnologia pela Faculdade SENAI Santa Catarina e mestre em Administração Estratégica (UNIFACS). Este é o perfil de Cid Carvalho Vianna, novo diretor-executivo do SENAI CETIQT.

Em sua primeira reunião oficial, no último dia 8, o diretor se apresentou aos gerentes e coordenadores do SENAI CETIQT, ouviu da equipe um pouco do trabalho realizado na instituição, e reconheceu que ainda há muito a ser feito. “Os desafios não são pequenos, por isso conto com a participação e o envolvimento de todos vocês”, disse.

O encontro contou com a presença do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que reafirmou o apoio do Departamento Nacional ao SENAI CETIQT. “Esta instituição é singular, precisamos reestruturá-la para a implementação de um Instituto SENAI de Tecnologia e um Instituto SENAI de Inovação”, disse. “A experiência e a capacidade do Cid vai nos auxiliar nesta mudança”, completou Lucchesi.

Perfil: Com experiência em Cooperação Internacional, Relações Institucionais, Gestão Empresarial e de Instituições de Educação e Tecnologia, com ênfase em administração, Cid Carvalho Vianna tem como foco principal gestão empresarial e de instituições de educação e tecnologia, relacionamento institucional, e gestão de projetos, sempre visando resultados. No Sistema Indústria, ocupou as funções de superintendente de Relações Institucionais na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), gerente da Unidade de Negócios do SENAI Dendezeiros/BA, e, a mais recente, diretor de Operações da unidade Taguatinga do SESI Nacional, no Distrito Federal.

Topo


Segunda etapa do Brasil Fashion Show




A segunda etapa dos preparativos para o grande desfile do Brasil Fashion Show ocorreu no último dia 7, no SENAI CETIQT. O encontro apresentado por Jackson Araujo e Andrea Bisker, abordou o tema “Música e Beleza – Ferramentas de Comunicação de Moda”, mostrando as etapas de um desfile. Para falar sobre o tema foram convidados dois artistas renomados: o músico Max Blum e o maquiador e cabelereiro Robert Estevão.

Após as palestras, os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Karlla Girotto, coachs do projeto, com-partilharam as experiências sobre processo criativo adquiridas em suas carreiras com os participantes. Dando início à parte prática, os alunos foram divididos em grupos em salas de aula, nas quais mostraram suas coleções e receberam orientações dos coachs.

Como melhorar a estrutura da peça, qual o melhor material para confecção, qual o melhor design, foram os assuntos mais debatidos no encontro.

Encerrando, Jackson e Andrea apresentaram o próximo desafio dos alunos – tirar do papel os looks selecionados – a ser concluído na terceira fase do projeto, dia 03 de setembro.

O Brasil Fashion Show – evento apoiado pelo SENAI CETIQT em parceria com o Departamento Nacional do SENAI – visa incentivar e qualificar novos profissionais do ramo. Parte integrante da Olimpíada do Conhecimento 2014, que acontece nos dias 3 e 4 de setembro, em Belo Horizonte, os novos estilistas irão apresentar a criação das suas coleções para profissionais da moda e a mais de 500 fashionistas.

Topo


Luciano Huck, embaixador da OC 2014




O evento de lançamento da Olimpíada do Conhecimento 2014 (OC), no último dia 31, em São Paulo, contou com a presença do apresentador Luciano Huck, embaixador do evento, do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Na ocasião, Huck reforçou o poder transformador da educação profissional para os jovens brasileiros. “Acredito na educação como ferramenta de um país melhor. Por isso, estou orgulhoso de ser embaixador desse projeto da CNI e do SENAI”, enfatizou o apresentador.

Em sua fala, Robson Andrade afirmou que o ensino profissional é um fator imprescindível para a agenda de competitividade da indústria brasileira e para a inclusão social. “Hoje, sabemos que se não tivermos profissionais preparados e comprometidos com a indústria e com a nação, o Brasil não vai dar o salto de produtividade que precisamos. E nesse sentido, nós do SENAI, temos orgulho dos 4 milhões de matrícula por ano. Cerca de 85% dos alunos que temos no Brasil já saem empregados dos cursos”, disse.

Já Rafael Lucchesi explicou a importância da competição para o Brasil. “O que ressaltamos na Olimpíada do Conhecimento é que as formações básica e profissional são componentes que impactam na produtividade do trabalho. Hoje, a produtividade do trabalhador brasileiro é 1/5 de um norte-americano, 1/4 do alemão e um 1/3 sul coreano. Estamos investindo nessa melhoria. Em 2010, o SENAI contava com 1 milhão de inscritos. Atualmente, já são 4 milhões. Precisamos melhorar a qualidade da nossa mão de obra para aumentar o poder de competição da nossa indústria em um mercado globalizado”, afirmou.

Em sua 8º edição, a OC de 2014 - o maior torneio de educação profissional das américas - será realizada entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte/MG. Com sete vezes mais inscritos do que na primeira edição (2001),a disputa contará com mais de 800 competidores e deve atrair cerca de 300 mil visitantes no ExpoMinas. Os competidores saíram de cursos profissionais das escolas do SENAI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, farão parte das provas.

Fonte: www.portaldaindustria.com.br

Topo


Por dentro do algodão




No mês de julho, o Instituto Mato-grossense do Algodão – IMAmt lançou um manual de Beneficiamento do Algodão, contendo um capítulo escrito pelo professor do SENAI CETIQT, Jorge José de Lima.

Ao longo de suas 400 páginas, o manual traz um material completo e bastante minucioso sobre diferentes aspectos do beneficiamento do algodão. Custo de produção; gestão de pátio na algodoeira; o processo de beneficiamento; transporte de matérias na algodoeira; utilização e conservação de energia; automação; manutenção e segurança em usinas de beneficiamento. Esses são apenas alguns dos temas abordados por um time de especialistas integrado por pesquisadores do IMAmt (Jean-Louis Belot), do Cepea/Esalq (Lucílio Alves) e pelo consultor Christopher Barry Ward, entre outros.

O Manual tem coordenação técnica da Cotimes do Brasil e vários capítulos assinados por Jean-Luc Chanselme, diretor técnico da empresa, e por Paulo Vicente Ribas, diretor comercial e de logística.

Topo


Profissionais do SENAI CETIQT recebem capacitação internacional




O SENAI CETIQT faz parcerias internacionais com o objetivo de capacitar sua equipe técnica para que a qualidade do ensino e dos serviços prestados pela instituição sempre sejam sempre de qualidade. Um de seus parceiros é o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), onde esteve uma equipe da coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (CDTI), formada pelos colaboradores Adriano Passos, Alcides Ferreira, André Peixoto, Lincoln Lopes, Lilian Gasparelli, Rodrigo Nascimento e Simone Rezende. Eles participaram da etapa de formação teórico-prática na área têxtil, no período de 16 de junho a 4 de julho.
No conteúdo, aulas teóricas, exposição de cases, práticas em oficina e laboratórios, além de visitação a quatro empresas têxteis nos segmentos de malharia para vestuário, extrusão de fibras sintéticas funcionais, extrusão de fibras de Polipropileno e polietileno para cordoarias, gramas e "ráfias", e produção de tecidos para gramas sintéticas, tanto esportivas quanto decorativas.
Para o coordenador da CDTI, André Peixoto, esta ação é de grande importância para os profissionais e para a instituição. "A oportunidade de observar outro mercado e centro de tecnologia que já passaram pelas transformações que o Brasil e nós do SENAI CETIQT estamos passando na atualidade, nos ajuda a observar as soluções adotadas por quem já venceu esse desafio e abreviar o tempo para implantação destas. Verifica-se que a multidisciplinaridade, a atuação matricial por projetos e o foco em mais especializados segmentos para maiores resultados são a forma que o CITEVE encontrou para tornar-se a referência que hoje é, desde sua remodelação total, há 25 anos. Para a CDTI, ter a possibilidade de ver in loco oficinas, laboratórios e profissionais trabalhando e obtendo resultados efetivos trouxe a percepção dos problemas, caminhos e conhecimento do que não observamos no livros, internet ou em formações a distância", afirmou Peixoto.

Topo


SENAI e SEBRAE criam multiferramenta de capacitação para empresas de confecção e moda




O SENAI - incluindo o SENAI CETIQT - e o Sebrae, com o apoio dos sindicatos locais, lançaram, oficialmente, o Caderno NoSSo Intensidade Inverno 2015, projeto que conta com a realização de palestras e oficinas sobre moda, comportamento, tecnologia, mercado e design como ferramentas de capacitação para empresários dos setores de confecção e moda no país.

O intercâmbio de conhecimento, o incentivo à inovação e a possibilidade real de aumento da competitividade no mercado nacional são os pilares dessa ação que acontece, ao longo de 2014, em 25 capitais do país, em 09 etapas semestrais, estimando um total de 970 palestras e mais de 90 mil participantes; 270 mil orientações técnicas; aproximadamente de 240 cursos com a expectativa de 6 mil participantes; além de 700 oficinas orientando mais de 18 mil em atendimentos com soluções de inovação e tecnologia e moda.

O Caderno NoSSo é fruto de pesquisa colaborativa e multidisciplinar, realizada em âmbito nacional por especialistas da Rede Senai Têxtil e Confecção. A iniciativa consolida a parceria SENAI e SEBRAE potencializando as ações para os segmentos têxtil e de confecção, além de estimular o uso da criatividade e a aplicação de ferramentas do design, na indústria da moda brasileira.
Para participar do processo de capacitação pelo Caderno NoSSo, o empresário deve procurar uma unidade Sebrae ou o sindicato local, para inscrição. O primeiro passo é a participação do empresário em palestra de apresentação do método e das oficinas (Laboratório de Criativação, Desenvolvimento de Produto, Olhar da Forma – Modelagem e Elaboração de Fichas Técnicas). A partir daí, o empresário ingressa em uma rede de conhecimento, sendo acompanhado de perto por profissionais ligados ao SENAI, podendo inscrever seus funcionários nas oficinas disponíveis.

Topo


SENAI CETIQT forma mais 120 classificadores de algodão




Entre os dias 6 de maio e 5 de junho foi realizado em Primavera do Leste, no Mato Grosso, mais uma edição do Curso de Formação de Classificadores de Algodão em Pluma. Promovido pela Unicotton – Cooperativa de Produtores de Algodão e a Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Mato Grosso, a capacitação foi realizada pelo SENAI CETIQT e oferecida a uma turma de 12 profissionais da área têxtil, de várias localidades do país.

O curso, que é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem sendo oferecido pela instituição desde 2009, por meio de parcerias com a cooperativa mato-grossense e outras entidades, e já formou 120 classificadores. De acordo com o analista de ensino Jorge José de Lima, que é o responsável por ministrar as aulas, atualmente o SENAI CETIQT tem sido a única instituição a formar este tipo de profissional, que, segundo ele, tem um papel primordial na cadeia produtiva do algodão e, consequentemente, em todo o setor têxtil:
"Não se compra nem se vende algodão sem que tenha sido classificado. Por isso, o trabalho do classificador é tão importante, pois é ele que vai determinar os níveis de qualidade do produto, o que é essencial não só para a sua comercialização, mas para os institutos de pesquisa, para os produtores e para a indústria têxtil", ressaltou.

Topo


Figurinos produzidos pelo SENAI CETIQT recontam parte da história do Rio antigo




Durante os meses de junho e julho, os visitantes cariocas poderão, além de desfrutar das belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro, conferir, também, os figurinos de época que compõe o espetáculo 'Porto de Memórias', desenvolvidos, sob a supervisão de professores, por alunos do SENAI CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI. O espetáculo, a ser encenado ao ar livre na Zona Portuária, no centro do Rio, conta a história dessa região da cidade do Rio de Janeiro.

O SENAI CETIQT conta com a participação de profissionais e alunos da instituição em etapas decisivas do processo de desenvolvimento dos figurinos do espetáculo: pesquisa de referências e modelagens, produção de moda, pesquisa em acervos, logística, modelagem e confecção, customização e composição de peças para figurino.

Segue a programação:

Espetáculo Porto de Memórias
Dias: 14, 16, 21, 22, 27 e 29/06
Cena/ Localização: Região da Zona Portuária
O Triunfo da Leopoldina - Paço Imperial, dia 14 (sábado), às 18h30
Mercado Negro – Cais do Valongo, dia , dia 16 (segunda), às 17h
O Baile dos Capoeiras – Praça da Harmonia, dia 21 (sábado), às 17h
Almirante Negro - Largo de São Francisco da Prainha, dia 22 (domingo), às 17h
A Pedra Fundamental – Pedra do Sal, dia 27 (sexta), às 19h
A Alma Encantadora das Ruas – Rua Marechal Floriano, dia 29 (domingo), às 19h

Topo


SENAI CETIQT NA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO




Na última semana de maio foi realizada a final da etapa interna da Olimpíada do Conhecimento 2014. A aluna Mírian da Silva Brandão, do 3º período de Tecnologia em Produção de Vestuário, foi a vencedora e representará o SENAI CETIQT. Este ano, o SENAI CETIQT participará com a ocupação Tecnologia da Moda e irá concorrer com 700 estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total, oito alunos foram finalistas desta etapa, que começou em outubro do ano passado, com uma intensa preparação dos participantes. A escolha final foi feita após prova prática, na qual os candidatos tiveram que criar, confeccionar e customizar uma peça de roupa. Saiba mais sobre a Olimpíada do Conhecimento do SENAI em http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada-home/

Topo


SENAI CETIQT realiza evento África




Em sua terceira edição, o evento "África Cultura e Vestuário", tem como objetivo levar aos alunos algumas reflexões sobre o continente africano e as suas influências no Brasil, focando a roupa masculina.

Os alunos do Curso de Tecnologia em Produção do Vestuário apresentarão, a partir de pesquisas voltadas para alguns países da África, vestimentas masculinas escolhidas sejam por suas simbologias ou por suas características regionais.

O vestuário masculino, pouco explorado nas apresentações, procura neste momento tomar o seu lugar e fazer-se necessário não só para o conhecimento dos costumes como também para o aplicativo de algumas técnicas de modelagem, pintura, bordado, patchwork, entre outras.

Inscrições gratuitas, clique aqui.
Data: 26/05/14
Local: Auditório José Alencar (Unidade Riachuelo)
Horário: 18h às 22h

Topo


SENAI CETIQT realiza o Bazaar 40º




Nesse mês de maio, o SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil realiza mais uma edição do Bazaar 40°, evento de moda que reúne moda, arte, decoração, design e artesanato criados pelos alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nos campus Riachuelo e Barra, na cidade do Rio de Janeiro.

A iniciativa da instituição é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento entre os alunos sob a supervisão de profissionais do setor, além de proporcionar a reprodução de um ambiente comercial para colocar em prática o conhecimento difundido em sala de aula.

Com entrada gratuita, o Bazaar 40° acontece nos seguintes dias e horários: no dia 16 de maio, das 9h às 16h, no campus Riachuelo; e no dia 26 de maio, das 10h às 19h, no campus Barra da Tijuca.

Informações adicionais pelo email: bazaar40graus@gmail.com

Topo


Expertise em uniformes




O SENAI CETIQT participou entre os dias 8 e 10 de abril de 2014 da LAAD Security 2014, maior evento de segurança pública e corporativa da América Latina. Realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, a feira reuniu mais de 150 empresas de 16 países, que apresentaram as tecnologias mais avançadas utilizadas atualmente no setor.

Por ser uma das únicas instituições a oferecer um serviço completo na área de desenvolvimento de uniformes, o SENAI CETIQT participou do evento apresentando esta tecnologia por meio de um estande, onde foram expostas 10 peças acompanhadas de todo o processo de desenvolvimento e especificações técnicas, visando exibir os principais conceitos de criação e desenvolvimento.

A instituição ainda integrou o workshop do evento com a palestra ‘O Desafio da Institucionalização de Uniformes Operacionais como Item de Segurança, Proteção e Representação de Imagem Corporativa’, apresentada pelo gerente de Tecnologia, Ariel Vicentini. Na oportunidade, Ariel falou sobre os principais serviços técnicos oferecidos pelo SENAI CETIQT para a criação, desenvolvimento e normalização de uniformes.

Topo


O futuro do setor têxtil




O SENAI CETIQT sediou nos dias 8 e 9 de abril de 2014 o I Fórum Internacional de Inovação Têxtil – Presente e Futuro, evento realizado por meio de uma parceria entre a instituição, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário de Portugal – Citeven entre outros.

Voltado para a área de inovação, o fórum abordou as últimas pesquisas com “Têxteis do Futuro” e os materiais têxteis em aplicação na atualidade, em diferentes setores, como tecidos utilizados na área esportiva, no setor automotivo e aeronáutico, construção civil, agricultura, uniformes de defesa, moda, tecnologias de superfícies e processos sustentáveis.

Além de palestras e debates, a programação contou também com uma exposição de produtos tecnológicos feitos no Brasil e na Europa. A mostra trazia itens de alta performance, feitos a partir dos conceitos de conforto, usabilidade, proteção e sustentabilidade. Entre os destaques, estavam roupas com proteção contra picadas de insetos, uma cortina com emissão de luz de led, uma jaqueta com salva-vidas acoplado e roupas profissionais para praticantes de alpinismo com sensores interno e externo de temperatura.

Topo


Alta costura no SENAI CETIQT




Entre os dias 7 e 11 de abril de 2014 foi realizado no SENAI CETIQT o módulo final do curso de extensão de Desenvolvimento de Produto de Vestuário por meio da Metodologia da Alta-Costura, que foi ministrado pelo estilista Gustavo Lins a 29 profissionais da Rede Têxtil e de Confecção, entre colaboradores da instituição e profissionais de unidades SENAI de vários estados do país.

Durante o curso, o estilista, que possui um ateliê de alta-costura em Paris, apresentou aos participantes a técnica de modelagem tridimensional (draping/moulage), ensinando a criar peças variadas para os perfis masculino e feminino. A intenção, é que, com o término da capacitação, os participantes possam se tornar multiplicadores da técnica, repassando o aprendizado em suas unidades.

Topo


Capacitação na Unicotton




O SENAI CETIQT, a Unicotton – Cooperativa de produtores de algodão do Mato Grosso e a Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Mato Grosso, realizam o Curso de Formação de Classificadores de Algodão em Pluma.

A capacitação está com inscrições abertas e acontecerá entre os dias 6 de maio e 5 de junho, no Centro de Treinamento da Unicotton, em Mato Grosso. As aulas serão ministradas pelo professor Jorge José de Lima, do SENAI CETIQT, e pelo engenheiro agrônomo Sinibaldo de Souza.

São 12 vagas por ordem de inscrição. Os interessados em se inscrever e obter mais informações podem entrar em contato com a Unicotton pelos e-mails unicotton@unicotton.coop.br e desenvolvimento@unicotton.coop.br ou pelo telefone (66) 3500-1400.

Topo


SENAI CETIQT na LAAD Security




Nos dias 8, 9 e 10 de abril o SENAI CETIQT participará da LAAD Security 2014 – a mais importante feira internacional de segurança da América Latina- que acontecerá no Rio Centro, Rio de Janeiro. A LAAD Security 2014 reunirá empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologia, equipamentos e serviços para segurança pública e corporativa, além de gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e da América Latina. A exposição contará também com destacada presença de autoridades, membros de colégios e conselhos de segurança pública de todo o país. O estande do SENAI CETIQT será o D.29ª. Para se inscrever na feira basta acessar www.laadsecurity.com.br e utilizar o código de registro: L14070. Visite-nos!

Topo


SENAI CETIQT sedia evento internacional




O SENAI CETIQT sediou, entre os dias 10 e 14 de março, a Plenary and WG Meeting ISO/TC94/SC13, evento internacional para discutir normas de segurança pessoal, equipamentos e roupas de proteção. Organizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT/CB32, a reunião, que foi realizada na unidade Riachuelo, contou com um comitê técnico composto por representantes do Brasil, Japão, EUA, Finlândia, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Suíça.

No encontro, foram discutidos diversos temas sobre segurança, como riscos térmicos relacionados a calor e chama e riscos químicos e mecânicos. De acordo com Eduardo Lima, analista técnico da ABNT, o Brasil foi o local escolhido para sediar o evento para que os especialistas brasileiros tivessem a oportunidade de participar e contribuir com a elaboração das diversas normas internacionais que estão sendo desenvolvidas pelo comitê técnico da ISO.

Topo


Aprendendo com a gente




O SENAI CETIQT está de portas abertas para receber pessoas que tenham interesse em conhecer a instituição e tudo o que ela oferece. Neste contexto, no último dia 19, a unidade Riachuelo recebeu a visita de 16 alunos do curso técnico de Produção de Moda do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

O grupo, que foi recebido pelo coordenador dos Cursos Técnicos, Victor Gonçalves, visitou o espaço da coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e as plantas piloto, onde puderam ver alguns equipamentos em funcionamento e tirar dúvidas sobre as diferentes etapas do processo têxtil.

A visita teve como principal objetivo mostrar aos alunos todo o processo de tecelagem, desde a fiação até o beneficiamento do tecido.

Topo


SENAI CETIQT e a moda das praias




Confira no link matéria com o coordenador dos cursos de Design de Moda e de Superfície do SENAI CETIQT, Sérgio Sudsilowsky, sobre a moda que se compra na praia e fique por dentro das tendências.

http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/webchamada/3128052/

Topo


SENAI CETIQT na Première Vision São Paulo




O SENAI CETIQT marca presença na 15ª edição da Première Vision São Paulo, renomado evento internacional de moda que apresenta as tendências primavera/verão 2015. Além de um stand com profissionais da instituição que conversarão com o publico sobre os cursos e serviços, uma palestra com o tema “Materializando a inspiração: como criar a coleção têxtil”, será ministrada por Michele
Carvalho e Angélica Coelho, da Coordenação de Serviços de Design.

Local: Expo Center São Paulo
Data: 21 e 22/01
Horário: 10 às 19h

Topo


Campeão 2013 em certificação




O Centro de Exames para Certificação (CEC) do SENAI CETIQT fecha o ano de 2013 com um saldo muito positivo. A equipe responsável pela certificação de Costureiro(a) Industrial do Vestuário – Segmento Malha superou a meta prevista para 2013, atendendo 110 profissionais.

Segundo a auditoria feita pelo Departamento Nacional do SENAI, na primeira quinzena de dezembro, com esta marca o SENAI CETIQT apresentou a maior produção nacional em certificação do ano.

De acordo com Ariel Vicentini, gerente de Tecnologia - área a qual o CEC é vinculado - esta é uma ação de reconhecimento das competências dos profissionais: “Com o trabalho realizado pelo CEC, contribuímos para os objetivos da indústria brasileira em termos de ter pessoas capacitadas, ou com suas capacidades reconhecidas dentro de seus ambientes fabris”, ressaltou.

O CEC

A Certificação de Pessoas reconhece formalmente os conhecimentos e competências do trabalhador. O CEC fica localizado no Instituto de Design (unidade Riachuelo), com sala própria e infraestrutura independente para receber os candidatos, pessoas interessadas e representantes de empresas para informar o que é uma certificação, qual o procedimento, o custo, entre outros.

Topo


SENAI CETIQT forma novos técnicos




No último dia seis, 94 técnicos em têxtil e em vestuário se formaram. Agora estão aptos a utilizar seus conhecimentos no mercado de trabalho em benefício da indústria brasileira.

A solenidade de formatura aconteceu no auditório José Alencar , na Unidade Riachuelo do SENAI CETIQT e foi aberta pelo diretor-executivo da instituição, Marcus Fonseca, que deu as boas vindas aos formandos e seus familiares. A mesa foi composta pelo diretor-técnico do SENAI CETIQT, Leonardo Mendes, pela gerente de Educação, Paula Santos, pelo presidente do Sindicato das Indústrias do Mato Grosso do Sul e membro do Conselho Técnico Consultivo do SENAI CETIQT, José Francisco Veloso, e pelo empresário da LV Indústria e Comércio de Roupas Ltda / Marilan, Ludwig Hairabed Danielian, patrono das turmas.

Topo


Brasil terá equipamento que testa resistência de tecidos ao fogo




O SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) vai investir R$ 2,5 milhões para trazer para o Brasil, em 2014, a tecnologia que testa a capacidade de um tecido de resistir ao fogo. Hoje, a indústria têxtil envia seus tecidos para fazer o teste fora do país, o que eleva muito o custo de produção e encarece o produto final. O equipamento consiste em um manequim que é vestido com um macacão do tecido a ser testado e exposto por três segundos à chama. Para o tecido ser aprovado, a queimadura terá de ser menor que 50% da superfície corpórea do manequim.

Tecidos anti chamas são utilizados principalmente em uniformes de profissionais que trabalham em locais em que existe o risco de explosões, como plataformas de petróleo, metalúrgicas e empresas de energia elétrica, que são obrigados a utilizar esses materiais por determinação do Ministério do Trabalho. O CETIQT é um braço do SENAI voltado para inovação tecnológica e educação para a indústria têxtil e de confecção. Ele fica localizado no Rio de Janeiro, mas atende indústrias de todo o país.

Por Mariana Flores
Foto: José Paulo Lacerda - do Portal da Indústria
fonte: www.portaldaindustria.com.br

Topo


De Paris para o SENAI CETIQT




De 25 a 29 de novembro, acontece na unidade Riachuelo do SENAI CETIQT o primeiro módulo do curso de extensão de Desenvolvimento de Produto de Vestuário por meio da Metodologia da Alta Costura, ministrado pelo estilista Gustavo Lins.

Voltado aos colaboradores da Rede SENAI Têxtil e de Confecção, participam do curso 29 profissionais - 16 do SENAI CETIQT e 13 de Departamentos Regionais da instituição, vindos de vários estados do país. Todos possuem formação voltada para as áreas de design, moda, confecção, estilismo e modelagem.

Nesta primeira etapa, o grupo aprenderá a trabalhar com técnicas de draping e modelagem, adaptando-as aos perfis masculino e feminino. Em fevereiro acontece o segundo módulo e, em abril, o último.

O estilista

O mineiro Gustavo Lins atua há mais de 20 anos em Paris, onde montou o Atelier Gustavo Lins de Alta Costura. Já trabalhou com grandes nomes da moda, como John Galliano, Jean-Paul Gaultier e Louis Vuitton. Atualmente é o único latino-americano a fazer parte do seleto grupo de estilistas da Câmara de Alta-Costura de Paris.

Topo


Criatividade e Solidariedade




Nos dias quatro e sete de novembro foi realizada no SENAI CETIQT, nas Unidades Barra e Riachuelo respectivamente, mais uma edição do tradicional Bazaar 40°. Em cada unidade foram montadas 40 bancadas que traziam os mais variados artigos, como roupas, bijouterias, artigos de artesanato, bolsas, moda praia, sapatos, entre outros, todos produzidos por alunos, ex-alunos e funcionários da instituição. De acordo com a professora Cristina Seixas, responsável pelo evento, a intenção do Bazaar é dar oportunidade aos participantes de mostrarem suas habilidades. "O Bazaar foi criado para dar a todos que fazem parte da instituição a oportunidade de mostrarem o que sabem fazer. Além disso, este também é um momento de integração, pois reúne pessoas das duas unidades", destacou Cristina, que ressaltou ainda que a cada edição os expositores vêm se superando na apresentação dos produtos. O evento também contou com a solidariedade dos participantes, que doaram uma grande quantidade de pacotes de leite e açúcar. Os alimentos serão entregues a Associação União Geral dos Cegos, instituição beneficente localizada no Engenho Novo.

Topo


Novo SENAI CETIQT na reunião da ABIT




O SENAI CETIQT foi sede da Reunião de Conselho de Plenária da ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, hoje (31/10/2013), na unidade Riachuelo. O evento contou com a presença de representantes da associação, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), do INMETRO, do BNDES, entre outros.

Entre os temas debatidos estavam o crescimento do SENAI CETIQT nas áreas de Educação e Tecnologia, além de questões ligadas ao desenvolvimento e a competitividade da Indústria Têxtil e de Confecção no Brasil. Durante a reunião, foi anunciado um investimento de R$ 50 milhões na instituição nos próximos dois anos, em projetos de Educação Profissional, Tecnologia, Conhecimento e Inovação.

“Decidimos fazer esta reunião aqui no SENAI CETIQT por conta da importância da instituição para a indústria têxtil e de confecção. Assim, este investimento será um meio de promover a modernização, para que ela se torne um alavancador de tecnologia e inovação e possa, ainda, ser um agente de transformação na cadeia têxtil de confecção deste país”, destacou o presidente da ABIT e do Conselho Técnico-Consultivo do SENAI CETIQT, Aguinaldo Diniz Filho, na abertura do evento.

Este investimento faz parte do Novo SENAI CETIQT (plano de ação 2013/2016), que tem como meta reforçar os serviços de atendimento às indústrias e das demandas dos consumidores. Dentro do planejamento de utilização dos recursos está a ampliação da oferta de cursos de educação profissional a distância e de cursos semipresenciais, visando atender um número ainda maior de empresas.

Outra parte deste montante deverá ser aplicada na ampliação e modernização dos laboratórios e das plantas-piloto de confecção, fiação, tecelagem e enobrecimento. Além disso, também será feito um investimento no programa de apoio ao setor de confecção, desenvolvido pelo SENAI CETIQT em parceria com o SEBRAE, com ciclos semestrais de capacitação, disseminação de informações e realização de oficinas criativas para elaboração de produtos e viabilidade comercial.

“Este planejamento estratégico tem o objetivo de tornar o SENAI CETIQT uma instituição única e essencial para a cadeia produtiva têxtil e de confecção. Para tanto, vamos focar nas demandas da indústria para aumentar a competitividade brasileira”, destacou o diretor-executivo, Marcus Fonseca.

Topo


SENAI CETIQT investirá R$ 50 milhões em modernização até 2016




Recursos serão aplicados na ampliação da estrutura de tecnologia, conhecimento e inovação e em projetos educacionais que atendem à indústria têxtil e de confecção

Para aumentar a competitividade da indústria têxtil brasileira, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), investirá mais de R$ 50 milhões em projetos de educação profissional, tecnologia, conhecimento e inovação nos próximos três anos. O investimento é cinco vezes maior que os R$ 10 milhões registrados no triênio anterior.

Os investimentos para o período 2013 a 2016 fazem parte do Plano Estratégico 2013-2016, que será anunciado nesta quinta-feira, 31 de outubro, no Rio de Janeiro. A meta do planejamento é reforçar os serviços do SENAI-CETIQT para o atendimento da indústria e das demandas dos consumidores. O planejamento prevê a ampliação da oferta de educação profissional a distância e de cursos semipresenciais para atender a um leque maior de empresas em todo o país. A meta é ter 33 mil matrículas até 2016. Nos últimos três anos foram 24 mil inscritos.

Do investimento total, R$ 14 milhões vão para a ampliação e modernização dos laboratórios de ensaios, calibração e avaliação de performance, que fazem os testes laboratoriais de atendimento a requisitos legais e normativos. Outros R$ 18 milhões serão destinados ao desenvolvimento de programa de apoio ao setor de confecção, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E R$ 18 milhões serão empregados na modernização das plantas-piloto de confecção, fiação e tecelagem e enobrecimento. A meta é manter equipamentos e sistemas de produção compatíveis com as principais tecnologias empregadas na indústria.

O QUE É O CETIQT - Fundado em 1940, o SENAI-CETIQT conta com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas. A entidade oferece cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional, graduação e pós-graduação. Para as empresas, são oferecidos serviços técnicos e tecnológicos, como consultorias, serviços de design e testes laboratoriais.

Topo


SENAI CETIQT na Globo News




Matéria sobre o estudo antropométrico do SENAI CETIQT veiculada no dia 29/10/13 na Globo News:

http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/scanner-ajuda-a-definir-tamanho-padrao-de-vestuario-de-brasileiros/2919228/

Topo


Reunião da ABIT no SENAI CETIQT




No próximo dia 31, o SENAI CETIQT recebe a Reunião de Conselho e Plenária da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

A abertura será feita pelo presidente da entidade, Aguinaldo Diniz Filho, e pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade.

Os temas abordados são:

  • Projetos em Desenvolvimento e Perspectivas Futuras para a Indústria Têxtil e de Confecção no Brasil (por Mauro Borges, presidente da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

  • O BNDES e sua importância para o desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção no Brasil, por Luciano Coutinho, Presidente do BNDES.

  • Políticas Públicas Estaduais para a Indústria no Estado do Rio de Janeiro, por Júlio Cesar Carmo Bueno, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro.

  • A visão do Congresso Nacional sobre o desenvolvimento da indústria Têxtil e de Confecção no Brasil, pelo Deputado Federal Henrique Fontana, Líder da Frente Parlamentar Mista.

  • Qualificação e Capacitação Profissional – Chave do Desenvolvimento do País, por representantes dos trabalhadores:
    * José Calixto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI)
    * Cida Trajano, presidente da Confederação Nacional do Vestuário/CUT (CNTV).
    * Ubiraci Oliveira, presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)
    * Eunice Cabral, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados/Força Sindical (Conaccovest)

  • Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria, por Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da CNI.

  • Plano Estratégico do SENAI CETIQT, por Aguinaldo Diniz, presidente do Conselho Técnico-Consultivo, e Marcus Fonseca, diretor-executivo do SENAI CETIQT. Nesse bloco, os dirigentes anunciarão os novos rumos e os investimentos que serão feitos nos próximos dois anos.


  • Após o evento, haverá visita às instalações do SENAI CETIQT seguida de almoço.

    Topo


    SENAI CETIQT na Semana de Design




    Investir em inovação, educação, tecnologia e design é importante para o desenvolvimento da indústria brasileira. Com esse foco o SENAI CETIQT participou, de 23 a 27 de outubro, da Semana de Design, no Jockey Club da Gávea. Decorado com looks criados por ex-alunos da instituição, baseados na iconografia do Tocantins, o estande foi um sucesso. O body scanner foi a atração do evento –cerca de 150 medições foram realizadas. Quem se mediu, ainda levou para casa um brinde exclusivo criado por professores e alunos. No dia 26 de outubro, o gerente de Inovação, Estudos e Pesquisas do SENAI CETIQT, Flávio Sabrá, ministrou uma palestra com o tema “Design, figurino e produto de vestuário: do projeto ao fazer”, que teve lotação máxima.

    Topo


    Comportamento e consumo em debate




    Um grande debate sobre o desenvolvimento econômico e os novos rumos do Brasil. Foi assim a 7ª edição do Seminário Internacional SENAI de Comportamento e Consumo, realizado pelo SENAI CETIQT nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções da Bolsa do Rio. O evento que teve como tema “O Brasil e o Futuro”, contou com a presença de 250 pessoas e com palestrantes renomados, entre eles, o presidente do Future Concept Lab – Milão, Francesco Morace, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri e a PhD em antropologia Letícia Veloso.

    Topo


    Talento reconhecido




    A estudante do curso de Bacharelado em Design de Moda do SENAI CETIQT, Maria Ignez Pagotto, foi a grande vencedora do concurso Yamamay, uma parceria entre a marca italiana e a instituição. Seu projeto, uma coleção inspirada no Chorinho, lhe rendeu um estágio no departamento de Estilo e Criação da empresa, além de uma bolsa auxílio para se manter na cidade, considerada um dos pólos da moda Europeia. “Foi difícil escolher um ganhador, porque todos são muito bons”, destacou o diretor de criação da Yamamay, Marco Dalla Casa.

    Topo


    SENAI CETIQT em Tocantins




    De 2 a 4 de outubro, o SENAI CETIQT marca presença no I Congresso da Indústria Tocantinense, em Palmas, realizado pela Federação das Indústrias e pelo SEBRAE locais.

    O estande da instituição se destacou como Vitrine Tecnológica, com ações como medição do público pelo Body Scanner (aparelho que capta medidas do corpo humano), atividades de costura, criação de croquis de roupas, estampas em camisetas e bolsas - criadas na hora - entre outras.

    Segundo a diretora regional do SENAI-TO, Raimunda Tavares, as ações realizadas em rede são de suma importância. “A parceria com o SENAI CETIQT agregou e enriqueceu muito o nosso trabalho. Se esta ação não fosse realizada em conjunto, talvez não pudessemos mostrar para o público do evento o que o SENAI realmente faz”, afirmou a diretora.

    Para o diretor-executivo do SENAI CETIQT, Marcus Fonseca, a parceria com o regional Tocantins foi mais uma ação em Rede pelo desenvolvimento da indústria brasileira.

    Topo


    SENAI ofertará 100 mil vagas no Pronatec voltado a empresas




    O governo federal anunciou no último dia 19 o Pronatec Brasil Maior, uma nova vertente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A novidade é que o programa de formação e qualificação profissional, criado em 2011, atenderá de maneira mais direta as demandas da indústria.

    As empresas irão solicitar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a qualificação para seus trabalhadores ou para profissionais que poderão atender às suas necessidades. Na primeira fase do Pronatec Brasil Maior estão previstas 118 mil vagas. Mais de 80% delas devem ser oferecidas pelo SENAI.

    O SENAI CETIQT faz parte do Pronatec!

    Fonte: www.portaldaindustria.com.br

    Topo


    Intercâmbio de ideias




    Inovação, sustentabilidade e formas de comunicação com as novas gerações foram os temas dos eventos realizados pela ITMF - Federação Internacional de Fabricantes Têxteis e o Man-Made Fibres, de 8 a 13 de setembro, na Áustria. Os colaboradores do SENAI CETIQT, Monique Gonçalves, da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e Raphael Bergamini, da Coordenação de Serviços Laboratoriais, estiveram presentes e nos trazem notícias. Com mais de 800 participantes do mundo todo, a pauta foi baseada nos desafios da indústria têxtil. A reunião da ITMF, voltada principalmente para as matérias-primas naturais, como algodão, reuniu cerca de 200 formadores de opinião das áreas de fibras, tecidos e máquina para troca de informações sobre o desenvolvimento econômico.

    As palestras, conduzidas por especialistas da área, ofereceram uma visão inovadora das fibras artificiais, campos de aplicação e novas abordagens. Foram selecionados temas que dialogam com o interesse do mercado e contribuem com todos os estágios da cadeia de processamento até o produto final. Entre os assuntos abordados estão: Soluções sustentáveis para a indústria de fibras (biopolímeros e biotecnologia, fibras artificias para proteção ambiental); Inovações em filamentos; Aplicação de fibras não convencionais; Acabamentos; Moda esporte e funcional; Visão de mercado entre outros. “A reunião anual da ITMF e a 52ª edição do Congresso Dornbirn Man-Made Fibers visaram um intercâmbio de ideias e parcerias”, concluiu Monique.

    Topo


    SENAI CETIQT eleito novamente o melhor no GE




    O curso de Engenharia Têxtil do SENAI CETIQT, assim como o de Design de Moda, também foi estrelado na avaliação de cursos superiores feita pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Ele constará da publicação GE Profissões Vestibular 2014, encontrado nas bancas a partir de 11 de outubro próximo.

    Topo


    Capacitação na Renner




    O SENAI CETIQT, por meio da Gerência de Tecnologia, Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação e Coordenação de Serviços de Design, realizou capacitação em Tecnologia e Materiais Têxteis na loja RENNER de Porto Alegre para um grupo de 22 trainees, entre gerentes e compradores. O trabalho foi fruto de uma articulação com o SENAI/RS, que apoiou todo o processo de negociação. Mais um atendimento em REDE!

    Topo


    Em Rede




    Ariel Vicentini (Gerência de Tecnologia) e Luciene Almeida (Coordenação de Serviços de Design) visitaram os Centros de Tecnologia do SENAI/RS de Polímetros (CETEPO) e de Calçados para fixar uma base de conhecimento técnico e de articulação institucional, a fim de estruturar oportunidades de STTs focados na normalização e especificação. Avaliaram ainda a capacidade técnica de cada laboratório acreditado dos dois centros, e também a possibilidade de treinamento de profissionais do SENAI CETIQT para aprimorar a capacidade de atendimento às demandas de mercado.

    Topo


    Guia do Estudante elege SENAI CETIQT o melhor




    O curso de Design de Moda do SENAI CETIQT foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia de Estudante, publicação da Editora Abril, e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2014, que passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013. Ser eleito como um dos melhores pela quarta vez consecutiva é um incentivo aos profissionais e a todos que colaboram para o sucesso do curso.

    Topo


    Formandos do Exército




    A turma que participou do EGAMI – Estágio Gerencial de Análise de Materiais de Intendência – curso ministrado pela coordenação de Serviços de Consultoria do SENAI CETIQT como aprimoramento e capacitação para oficiais do Exército Brasileiro – se formou em solenidade realizada em são Paulo. Foram 16 formandos, entre engenheiros militares das áreas de química e de materiais. O curso contou com o apoio do SENAI-RS-CT Calçados de Nova Hamburgo. O gerente de Tecnologia do SENAI CETIQT, Ariel Vicentini, (de terno na foto) foi destaque do evento.

    Topo


    Destaques na Textília




    Os colaboradores do SENAI CETIQT Ronaldo Souza, Adriano Passos e Monique Gonçalves redigiram o artigo Origem, evolução e inovação do índigo, tema de capa da revista Textília. A matéria ocupou nove páginas da edição 89 (pgs 12 a 25) com um estudo que mostra a evolução do Denim e as tecnologias empregadas em seu tingimento. Contou ainda com destaques para os primórdios dos corantes, pigmentos naturais, aplicação no tecido, entre outras.

    Acesse o site da revista e confira a matéria na íntegra.

    Topo